GMFM E MARCHA

Espasticidade x Força Muscular

14/05 on-line teórica (08:30 - 13:30)

20 e 21/05 presencial prático e teórico -

08:00 às 18:00

Instrutora: Mariana Callil Voos

Módulo: Básico

Carga Horária: 25 horas

Temas abordados:

- GMFM Desenvolvimento e alterações da marcha durante o ciclo da vida
- Alterações da marcha do paciente neurológico
- Funcionalidade em prono e supino
- Funcionalidade em sedestação
- Funcionalidade nas posturas ajoelhado, semi ajoelhado e nas trocas posturais
- Alterações do andar, saltar e correr

Temas abordados:

 

Marcha- Biomecânica da marcha- Alterações na marcha durante o ciclo da vida- Alterações na marcha do paciente neurológico: influência da fraqueza, espasticidade e ataxia- Estratégias para ganho de força no paciente neurológico - Espasticidade: fisiopatologia Espasticidade- Manejo da espasticidade: prática baseada em evidências - Estratégias para o atendimento de pacientes com espasticidade: avaliação e exercícios terapêuticos (aula prática)

 

Investimento: R$ 1000,00 (em até 2x sem juros)

Vagas limitadas: 15 alunos por turma

A GMFM é um instrumento de avaliação quantitativo desenvolvido para avaliar, inicialmente, alterações na função motora grossa de crianças com Paralisia Cerebral, e posteriormente para outras patologias como Sindrome de Down.

Uma atualização da GMFM também é bastante utilizada e validada para avaliação. Além de medir mudanças longitudinais, a GMFM também auxilia na definição de objetivos terapêuticos e proporciona informações sobre os progressos na reabilitação.


Neste módulo teremos a parte teórica (com material de acompanhamento no formato PDF), em que será abordado  a escala GMFM e suas variações e interpretação dos dados.